Minicursos

Minicursos:
Como atividade, serão realizados três mini-cursos durante o evento, das 14 às 18h. Como os mesmos acontecerão simultaneamente, cada participante só poderá participar apenas de 1 mini-curso.
Para se inscrever em um dos minicursos, o interessado deverá necessariamente se inscrever no evento (conforme instruções na aba de inscrições).

Minicurso: Musicografia Braille/Software Musibraille 
Professora: Ms. Dolores Tomé (UPFL - Universidade do Porto Faculdade de Letras) - http://lattes.cnpq.br/8615230630634432

Público alvo: Professores e estudantes de música.
Carga Horária: 16h
Quantidade de vagas: 20
Conteúdo programático: 1) Introdução ao sistema Braille; 2) Sinais e noções fundamentais da musicografia Braille; 3) Usando o computador para escrever música em Braille; 4) Principais recursos do software Musibraille; 5) Transcrição de partituras com o Musibraille.

Minicurso: Musicografia Braille numa perspectiva multisensorial 
Professor: Dr. Vilson Zattera (UNICAMP) - http://lattes.cnpq.br/1802622576199048

Público alvo: Professores e estudantes de música.
Carga Horária: 16h
Quantidade de vagas: 18
Material necessário: Reglete Positiva.

Conteúdo programático: 1) a importância dos mecanismos da leitura e escrita no ensino da Musicografia Braille, dentro do processo de formação musical das pessoas com deficiência visual; 2) proporcionar o conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis para a produção de partituras em Braille; e 3) contemplar práticas didáticas com alunos e/ou professores com deficiência visual na perspectiva da abordagem multisensorial.

Minicurso: Desmistificando a Tecnologia Assistiva, suas técnicas e algoritmos: aprendendo com quem faz 
Professor: Dr. Antonio Borges (NCE/UFRJ) - http://lattes.cnpq.br/1957526921210046

Público alvo: Profissionais da área tecnológica.
Carga Horária: 12h
Quantidade de vagas: 30

Conteúdo programático: 1) Tecnologia Assistiva: máquinas compensando a falta de poder; 2) Aprendendo a sintetizar a voz humana; 3) Reconhecendo e processando a fala; 4) Controlando equipamentos com murmúrios; 5) Utilizando o olhar e as ondas cerebrais; 6) Quais são os limites?

No comments:

Post a Comment